UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA VETERINÁRIA

UTI é a unidade de terapia intensiva destinado ao acolhimento de pacientes em estado grave que requerem monitoramento constante e cuidados complexos.

Um setor de internação diferenciado, que tem como objetivo estabilizar, manter e recuperar o paciente crítico, dando suporte as funções vitais. O animal é considerado crítico em situações como politraumas, pós operatório de cirurgias complexas. Os pacientes com alterações cardíacas, convulsivos, diabéticos, nefropatas, oncológicos, hepatopatas em tratamento podem descompensar necessitando de atendimento de urgência e cuidados diferenciados.

Trata-se de uma unidade complexa com sistema de monitorização continua, equipado com aparelhos específicos como: monitores multiparâmetros, gasometria arterial, ventilação mecânica, bomba de infusão contínua, leito especializado, oxigenoterapia, contando com a supervisão do médico veterinário.

A equipe é composta por profissionais capacitados, adquirindo uma abordagem organizada e consistente, prestando assistência período integral e continua durante período de internação. Utilizamos protocolos recomendados para tratamento de diversas enfermidades com embasamento teórico científico.

Abordagem ao paciente crítico sempre é um desafio, o tratamento emergencial difere de outros tipos de abordagem na clínica de pequenos animais, onde os profissionais precisam agir antes do paciente descompensar.
A especialidade de emergência e terapia intensiva é um segmento diferente da medicina veterinária, o paciente merece maior atenção com atendimento rápido e especializado.

A medicina intensiva é uma área especifica da veterinária em desenvolvimento, Maringá é uma cidade que está oferecendo este serviço, através de do Núcleo de Atendimento Veterinário, pioneiro neste segmento.