RADIOLOGIA VETERINÁRIA

A Radiologia Veterinária é o ramo da medicina que se dedica ao estudo e emprego dos Raios X e de outras energias ionizantes, com fins diagnósticos e terapêuticos. O exame radiográfico é um método de diagnóstico muito utilizado e útil para orientar a primeira investigação, especialmente em alguns casos de emergência.

A Radiologia Veterinária consiste na aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para práticas de diagnóstico e terapia de patologias em animais. A Radiologia Veterinária é definida como a parte da ciência que estuda os órgãos e estruturas internas do corpo com o auxílio de equipamentos que emitem feixes de radiação para formar imagens. Existem, até mesmo na veterinária, diversas técnicas, dentre elas umas mais atuais e outras mais específicas para cada situação.

Ele auxilia na avaliação das partes moles, tecido ósseo e articular, incluindo as afecções da coluna vertebral e das doenças da cavidade torácica e abdominal. A qualidade da imagem radiográfica é um fator determinante no diagnóstico do animal.

Por se tratar da visualização de estruturas não visíveis a olho nu, geralmente, esse tipo de exame, na Medicina Veterinária, é utilizado para determinações clínicas, e principalmente, cirurgias.